Olá caros leitores!
Vocês devem ter estranhado o título desse post. Porém eu explico em poucas linhas: Recentemente vi uma notícia que uma cantora evangélica, lider de um ministério bem famoso, postou no seu blog que iria jejuar até a páscoa. O fato me chamou atenção. Será um verdadeiro ato de consagração? O ato de divulgar que está ou vai jejuar é errado?
Vamos conferir no manual:
Jesus disse isso para os fariseus: (repreensão)
Is 58:5 "Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR? Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?"
Jesus disse isso para os seus discípulos: (nós)
Mt 6:16-18 "E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente."
Ao lermos as escrituras percebemos que Deus não condena taxativamente a "divulgação", até porque Jesus passou quarenta dias no deserto em jejum e seus discípulos sabiam porque certamente Jesus contou para eles. Creio eu que Jesus não alardeou, porém, como uma forma de ensinamento passou a experiência àqueles que estavam caminhando e aprendendo com Ele.
Porém, respeito o pensamento dos caros internautas. Esse é um bom tema a se pesquisar.
Esdras F. Oliveira